Trajetória de carreira por Jacqueline Fauvel

Na contagem regressiva para o grande Fórum de Inovação em Secretariado  Executivo que acontecerá  nos dias 01 e 02 de setembro no Rio de Janeiro, o Espaço Secretária   irá compartilhar a  trajetória de carreira das secretárias que estão participando dos painéis do evento .

Começando com Jacqueline  Fauvel, secretária executiva da Raizen  e participante do painel de tendências, conectividade e inovações em secretariado executivo ,

O que me levou ao secretariado – foi o acaso! Estudante de Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos, eu me separei e o salário como professora era muito baixo.

Minha mãe, que é professora de línguas, dava aulas de inglês para um Sócio da KPMG em São Carlos e eles estavam buscando uma pessoa de confiança para substituir a assistente da empresa por um período de 4 meses, durante a licença maternidade.

O mais interessante é que eu nunca havia pensado na carreira, nem tinha uma ideia exata do que fazer, digamos que foi um “arranjo”, onde a oportunidade chegou sem eu esperar, nem muito menos estar preparada…..Mas mesmo assim, me agarrei a ela, e passados os 4 meses, fui efetivada!

Para você ter uma ideia, eu me matriculei às pressas no Senac no curso de datilografia…isso mesmo…rsrs…já me entreguei na idade…rs…..Mas isso não faz a menor diferença, acho até, que por ser uma indicação, eu procurei dar o melhor de mim… e assim aconteceu a minha carreira como secretária.

Neste ponto eu tive muita sorte, pois a empresa que comecei a trabalhar era (e ainda é) uma multinacional de renome no mercado nacional e internacional, com escritórios pelo mundo todo e eu sempre fui muito bem orientada, treinada e motivada a buscar a qualidade no meu trabalho.

A questão da regulamentação da profissão era muito importante e ainda é, então, em muito pouco tempo eu já tinha um registro no DRT como técnica em secretariado e comecei a me interessar por tudo relativo a minha área de atuação.

O que eu estranhava muito, era que muitas secretárias não se davam conta do quão importante era seu papel na organização e muitas vezes jogavam fora grandes oportunidades por não ter uma postura adequada, não só comportamental, mas no vestir.

Acho que o trabalho como secretária ou assistente executiva, como é mais conhecida atualmente,   mudou consideravelmente,  desde o início da minha carreira até os dias de hoje e mudou para melhor.

Percebo que hoje há uma preocupação com a qualificação e a busca pela excelência no atendimento aos executivos e ao interesse em conhecer a empresa na qual trabalham, entender sua cultura e se identificar com ela,   para que desta forma, possam realmente exercer um papel de facilitadora dentro da organização.

Confidencialidade, comprometimento, organização, flexibilidade, trabalho em equipe e muito bom humor fazem parte das características que eu acho importantes para que possamos exercer esta profissão.

Eu gosto do que faço, tenho prazer com meu trabalho, admiro os executivos que atendo, isso também faz toda a diferença!

 

 

Please follow and like us:
Post criado 71

Um comentário sobre “Trajetória de carreira por Jacqueline Fauvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo